domingo, 11 de outubro de 2009

OS FILOSOFOS E OS PRIMATAS


Por que aprender Filosofia?


Qual é o significado de um crucifixo para um católico?O que representa uma imagem do Exu Caveira para o umbandista?E qual é a razão da bíblia para o evangélico?Seria o sentido metafísico, de que esses signos transcendem aos objetos,
que existe algo por trás daquilo, e que embora ninguém veja,
pela fé deles,existem poderes.Em 1928, o pintor belga René Magritte pintou num quadro uma imagem de um cachimbo de forma mais realista e escreveu em baixo:
Ceci n’est pas une pipe( Isto não é um cachimbo).
Magritte desmontava ali o que uma imagem representa, para hoje podermos dizer: isto não é um cachimbo ou, isto não é um cristo no crucifixo, isto não é um Exu caveira. Porque Magritte não pintou um cachimbo, pintou a “idéia” cachimbo, se fosse um cachimbo poderíamos fumá-lo, assim aquilo é uma imagem, não um cachimbo.
E consequentemente se no crucifixo houvesse de fato um Cristo ele falaria,
e o Exu Caveira sairia andando.E se a bíblia fosse além do que ela é não precisaria do homem para ensiná-la.Se as imagens e os livros são objetos industrializados ou artesanais, para os que crêem, por medo ou necessidade de algo como: riqueza, amor, saúde, proteção, ou seja, narcisismo; se apegam cegamente.Assim são todas as religiões e crenças, seja ela imposta na infância ou incutida na idade adulta.
Martinho Lutero quando fez a reforma protestante, no século XVI, que contou com o apoio de poderosos por estarem cansados de pagar indulgências ao Papa, e após muito derramamento de sangue tirou à metafísica de trás do objeto- das imagens- e trouxe apenas para o imaginário, criando a maior oposição da igreja católica.Lutero com essa iniciativa se tornou o fundador e pai de todas as seitas evangélicas, que para alcançar a glória são um pouco mais radicais, porque para aceitar a Deus é preciso morrer para a vida, negar os prazeres do corpo e da mente e apenas louvar e amar um pai, o Deus bom, mas que castiga quem comete uma falha em alguma de suas leis.Com isso cada grupo carrega suas verdades, seus dogmas de religiões, convenções, normas, que são ensinadas pelos pais, professores, a televisão, a moda, a política.
Um emaranhado de conceitos que formam o individuo, onde a maioria é alienada a mestres, gurus, porque seguem algo sem ao menos saberem o porquê.Da mesma maneira que o homem da pré-história criou a metafísica religiosa, criava junto com ela a arte pois, eles pintavam na caverna a imagem de um animal para que o espírito do animal voltasse e eles pudessem caçá-lo novamente.E assim, do mesmo modo que é possível experimentar à metafísica na religião, o mesmo se da com a arte, quando por meio da experiência religiosa adentra-se a lugares da mente aonde se tem um encontro com o êxtase, que eles chamam de encontro divino.
O mesmo se da com a arte via poesia, música, teatro, pintura.
Nesse caso ocorre uma experiência metafísica, ou fusão do nosso ser com o absoluto.A arte ou a religião dominando o nosso “Eu” dentro de nós mesmos.A única diferença é que com a arte estamos louvando a nós mesmos e sendo livres, e com a religião estamos nos negando, aprisionando-nos e seguindo regras.Mas que há algum tempo a arte entrou no mundo das regras, seguindo os mesmos passos da metafísica cristã.Se a arte é uma criação para nós encontrarmos um remédio da doença da vida, o sistema que governa as instituições a transformou em culto ao artefato, porque para eles tem de ser um objeto qualquer: um guarda-chuva, um vaso sanitário, uma bacia,pois bem; assim como nas imagens dos santos é preciso crer que por trás daquilo tem algo que transcende a razão humana, também na arte contemporânea temos que crer que por trás de um vaso sanitário há algo transcendente, algo genial, não a metafísica intrínseca que temos quando um há um encontro com a arte, mas uma metafísica extrínseca aonde tal arte é puro misticismo exotérico.
Exotérico com X.Dessa forma, como sair das prisões, das correntes que inconscientemente nos prendem e nos impedem de termos um espírito critico?Através de outra forma criada pelo homem para entrar em fusão com o absoluto:
A filosofia.A filosofia que tem como ponto de partida a dúvida, o voltar a ser criança para novamente perguntar o porquê de tudo.Filosofia que temos acesso pelos grandes filósofos, que ao contrário dos lideres religiosos não nos ensinam verdades, mas como procurá-las.Filosofia é desmontar o próprio pensamento para criar um novo, livre de poluição, destruir o mundo que construíram para nós, para sermos os criadores de um mundo novo.
Onde só a um mestre a ser seguido, a nossa própria alma.Ser filosofo é fugir do rebanho e se tornar uma ave, para ver tudo de cima.Para assim poder dizer o que Goethe disse quando pisou em Roma: “Enfim vou nascer”.
Agora sou um livre pensador.
Marcos RibeiroVerão de 2008
***

Amantes da Paz



Primazes População Plummets

Washington - Os bonobos, ou chimpanzés pigmeus, provavelmente nosso parente mais próximo, pode ter sido caçado tão extensivamente que a sobrevivência da espécie está em risco,
World Wildlife Fund adverte.

Peace-Loving Primates' Population Plummets

Washington - Bonobos, or pygmy chimpanzees, arguably our closest relative, may have been hunted so extensively that the survival of the species is at risk,
World Wildlife Fund warns.

"The world could soon lose the primate species that shares the greatest genetic connection to humans," said Richard Carroll, a primatologist and director of WWF's Central Africa program. "Bonobos are fascinating creatures and little understood. They have the only great ape society led by females, with a sophisticated social structure that encourages cooperation and peace and settles disputes through sex. If humans allow our closest relatives to go extinct, we have failed as a species."


"O mundo pode perder em breve a espécie de primata que compartilha a maior conexão genética para com os seres humanos", disse Richard Carroll, um primatologista e diretor do programa do WWF na África Central.

Criaturas "Bonobos são fascinantes e pouco compreendidos.

Eles têm a única grande sociedade liderada por mulheres, com uma sofisticada estrutura social que encoraja a cooperação, a paz e a solução de conflitos através do sexo.

Esta espécie de primatas são o elo mais próximo de nós, seres humanos, caso eles sejam extintos, nós perderemos esta referencia dos Bonobos como espécie".


Found only in the war-torn Democratic Republic of Congo in Central Africa, bonobos were believed to number as many as 50,000. But preliminary results from the first systematic survey of a known bonobo stronghold found more evidence of poachers than bonobos, indicating that there may be as few as 10,000 left in the wild. Bonobos, along with other species, are targeted by hunters for meat for personal consumption and for the commercial bushmeat trade.

Os Bonobos, são encontrados somente na República Democrática do Congo, na África Central, devastada pela guerra, acreditava-se em um número de 50.000.
Mas resultados preliminares do primeiro estudo sistemático de um conhecido reduto Bonobo encontraram mais provas de caçadores de Bonobos, indicando que pode haver bem menos, como 10.000 vivendo em ambiente selvagem.
Bonobos, juntamente com outras espécies, são alvo de caçadores de carne para consumo pessoal e para o comércio da carne de caça comercial.
The survey was conducted in Congo's 90,000-square-mile Salonga National Park, a protected area the size of Holland. The first data available, from about a third of the park, show evidence of very few bonobos living there. No bonobos were encountered, and nests and dung were seen in only a quarter of the area surveyed, at lower densities than previously measured. In contrast, there was abundant evidence of human encroachment into the park and of poaching. WWF hopes to be able to establish a clearer picture of how many bonobos are left in the wild once all of the results of the survey have been compiled and analyzed early next year.

A pesquisa foi realizada no Congo em uma área de 90.000 quilômetros quadrados do Salonga National Park, uma área protegida do tamanho da Holanda.
Os primeiros dados disponíveis, de cerca de um terço do parque, mostram evidências de muito poucos Bonobos que ali vivem.
Os bonobos foram encontrados, e ninhos e fezes foram observadas em apenas um quarto da área pesquisada, em densidades menores do que previamente medidos.
Em contrapartida, não havia provas abundantes de invasão humana no parque e da caça furtiva.
WWF espera ser capaz de estabelecer uma visão mais clara sobre os Bonobos e como muitos deixados em liberdade, foram compilados e analisados, os resultados da pesquisa podem ser conhecidos no início do ano que vem.
The findings coincide with the 75th anniversary of the scientific description of bonobos, close relatives of the chimpanzee that were mistaken for chimps until a German scientist described them as a new species in 1929.

Os resultados coincidem com o 75 º aniversário da descrição científica dos bonobos, parentes próximos dos chimpanzés que foram confundidos com os chimpanzés até um cientista alemão descreveu-os como uma nova espécie em 1929.


"These preliminary results are obviously disturbing," Carroll said. "Salonga National Park was created in 1970 specifically to safeguard bonobos and we thought it was the least disturbed and best protected habitat for the bonobo. Based on how bad it looks here, we can assume that across the Congo, bonobos are in crisis."

"Estes resultados preliminares são obviamente preocupantes", disse Carroll.
"Salonga National Park foi criado em 1970 especificamente para salvaguardar Bonobos e achamos que era o menos perturbado e mais protegido habitat para o Bonobo.
Baseado na péssima observação daqui, podemos assumir que todo o Congo, os Bonobos estão em crise."

The survey of Salonga National Park, supported by WWF, was undertaken by the Congolese Institute for Nature Conservation and the Wildlife Conservation Society. During the long-running civil war in the country, it became almost impossible for Congolese wildlife authorities to effectively protect the country's national parks. Increased poaching by armed militias and local people was inevitable, with serious consequences for the bonobos of Salonga as well as the local people.

O exame de Salonga National Park, apoiado pelo WWF, foi realizado pelo Instituto Congolês para a Conservação da Natureza e da Wildlife Conservation Society.
Durante a longa guerra civil no país, tornou-se quase impossível para as autoridades congolesas, proteger eficazmente os parques nacionais para animais selvagens.
Aumento da caça furtiva por milícias armadas e da população local era inevitável, com graves consequências para os Bonobos de Salonga, bem como a população local.

WWF has now launched a new project to monitor and protect surviving bonobo populations in the northern sector of Salonga National Park. It is providing park staff and researchers with training and equipment as well as supporting anti-poaching operations on foot and by boat to stop the illegal killing of the rare apes. The project is being implemented by Congolese Institute for Nature Conservation and the Zoological Society of Milwaukee in partnership with WWF's USAID/EU-funded Salonga Landscape Program.

WWF lançou agora um novo projeto para monitorar e proteger as populações sobreviventes Bonobo no setor norte do Parque Nacional Salonga.
É fornecendo funcionários do parque e pesquisadores com formação e equipamento, bem como apoiar as operações anti-caça a pé e de barco para parar a matança ilegal dos macacos raros.
O projeto está sendo implementado pelo Instituto Congolês para a Conservação da Natureza e da Sociedade Zoológica de Milwaukee, em parceria com a USAID WWF / financiados pela UE Salonga Programa Paisagem .

"The war has had terrible consequences for the people and wildlife of the Congo Basin," said Lisa Steel, co-ordinator of WWF's Salonga program. "However, now, as the Democratic Republic of Congo rebuilds socially and economically, the opportunity is there to make sure that forest conservation benefits not only wildlife but also local people."

"A guerra teve conseqüências terríveis para as pessoas e a vida selvagem da Bacia do Congo", disse Lisa Aço, coordenador do programa do WWF Salonga.
"No entanto, agora, como a República Democrática do Congo se reconstrói socialmente e economicamente,
É a oportunidade para se certificar de que os benefícios da conservação da vida selvagem da floresta, mas também da população local."

Bonobos live in matriarchal societies that reinforce cooperation, and unlike male-dominated chimpanzee troops, exhibit little aggression toward each other. The species resolves conflict through sex, a behavior not found in other primates and one that strengthens group cohesion. Although often equal in height to chimpanzees, bonobos' limbs are more slender; they have smaller, more rounded skulls; and they have a black face with reddish lips.


Acasalamento: É comum, nos Bonobos, estes estarem envolvidos em comportamentos sexuais que não têm valor reprodutivo para a concepção mas que têm valor social,
reduzindo tensões dentro do grupo causadas pela competição pela comida ou por encontros agonísticos dentro do grupo.
O comportamento sexual incluí cópula dorsoventral e cara a cara;
as fêmeas roçam as suas partes genitais numa relação sexual fêmea-fêmea.
Podem ser observadas todas as combinações de idades e géneros.

Sendo muito comum se ver relações entre primatas mais velhos com outros bem mais novos, entre machos com machos e femeas com femeas, não é difícil também ver grupos inteiros mantendo relações ao mesmo tempo e a troca de parceiros sem problemas com esta forma de relacionamentos multiplos e de preferencias, dando a este grupo de primatas uma harmonia incomum se comparadas a outras espécies animais tais como as hienas que se fecham grupos de fêmeas, que mantém relações entre elas

com seus clitóris hiper desenvolvidos

e assim mantém os machos (predadores da sua espécie), afastados tanto de sua crias, quanto de suas relações sociais de prazer, procurando-os apenas quando estão fértis e desejam procriar.
Bonobos vivem em sociedades matriarcais que reforçam a cooperação e ao contrário da dominação masculina, as tropas de chimpanzés, os Bonobos exibem pouca agressão uns para com os outros.

As espécies resolvem conflitos através do sexo,



não é um comportamento encontrado em outros primatas e que reforça a coesão do grupo.



Embora muitas vezes iguais em altura para os chimpanzés, nos Bonobos os membros são mais finos, pois eles têm crânios menores, mais arredondados, e eles têm uma cara preta com os lábios avermelhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário